ALOJAMENTO LOCAL – 6,2% DO EMPREGO NACIONAL
Neste artigo vamos identificar as novas regras para o alojamentos local, protagonizadas pelo Governo. Por outro lado, também vamos apresentar os benefícios que o mesmo trouxe ao país, nomeadamente ao nível do emprego.
O Alojamento Local trouxe um forte contributo na criação de novos postos de trabalho:
A lei que aprova as novas regras divulgadas pelo Governo está prevista entrar em vigor a partir de janeiro de 2024.
Muitos estão contra esta iniciativa. Só em 2019, o alojamento local representou cerca de 40% das dormidas turísticas em Portugal e contribuiu para 6,2% do emprego a nível nacional e 4,6% do PIB.
As principais alterações introduzidas pelas novas regras são as seguintes:
. Suspensão de novas licenças, para este tipo de empreendimento, em zonas urbanas, até 31 de dezembro de 2030.
. Criação de uma contribuição extraordinária sobre este tipo de imóveis (CEAL), que se aproxima dos 15%.
. Requisito de autorização do condomínio para novos registos de propriedades, em edifícios que sejam destinados a habitação.
Estas novas regras vão prejudicar quer o turismo, quer o país:
. Os alojamentos locais são uma importante fonte de receita para o setor do turismo em Portugal. Assim, as novas regras vão limitar a oferta de dormidas, o que pode levar a uma redução da procura turística.
. Também consideramos que as novas regras vão prejudicar a economia local. Se não vejamos, só em 2019, este negócio representou cerca de 40% das dormidas turísticas em Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística – INE.
. Este valor corresponde a 38,4 milhões de dormidas, num total de 96,1 milhões.
. Também um estudo realizado pela Nova School of Business and Economics (Nova SBE) estima que o efeito multiplicador das despesas dos hóspedes neste tipo de alojamento, em 2019, contribuiu para 6,2% do emprego nacional e 4,6% do PIB.
Podemos assim concluir que as novas regras podem levar à perda de empregos e à diminuição da receita local
Como Gestores de Alojamento Local não desistimos do nosso propósito. Assim, continuamos a trabalhar sempre com o mesmo objetivo de maximizar a rentabilidade dos imóveis dos nossos clientes.
Por outro lado, atuamos com uma gestão personalizada, sempre conforme as necessidades dos nossos parceiros e clientes.
Também estamos aqui para o ajudar a licenciar a sua propriedade, antes que as novas regras entrem em vigor, a partir de janeiro de 2024.
Somos uma Empresa 100% Portuguesa, especializada na Gestão de Património para Alojamento Local e Arrendamento de Curta e Média duração.
Conheça os nossos Serviços. Também nos pode seguir nas Redes Sociais
DreamStay
Gerimos a Sua Propriedade com a máxima eficiência e profissionalismo
Se Gostou, Partilhe