FENG SHUI – PREPARE A SUA CASA PARA 2024
Como preparar a sua casa para 2024, segundo a técnica do Feng Shui
O Feng Shui é uma filosofia, é uma prática milenar chinesa que estuda a relação entre o homem e o seu ambiente. Segundo esta técnica, a forma como a nossa casa está organizada pode influenciar a nossa saúde, o nosso bem-estar e a nossa prosperidade.
Não se sabe ao certo quem foi o fundador do Feng Shui, mas acredita-se que a prática tenha surgido na China antiga, há mais de 5.000 anos. O Feng Shui foi originalmente desenvolvido como uma forma de orientar a construção de cidades e templos, mas com o tempo, também passou a ser aplicado a casas e a apartamentos.
No Feng Shui acredita-se que a energia, conhecida como “CHI”, flui através do nosso ambiente.
Um ambiente equilibrado e harmonioso é aquele onde o CHI flui livremente. Um ambiente desequilibrado ou caótico pode causar problemas de saúde, desequilíbrio emocional e falta de prosperidade.
Neste sentido, o Feng Shui utiliza uma série de técnicas para harmonizar o ambiente, incluindo a disposição dos móveis, a escolha das cores e a utilização de objetos decorativos.
O Feng Shui nos países europeus
O Feng Shui é uma prática cada vez mais popular no mundo ocidental. Muitas pessoas acreditam que o Feng Shui pode ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida, atraindo a abundância, a prosperidade e a felicidade.
As principais técnicas do Feng Shui incluem:
A disposição dos Móveis:
No Feng Shui acredita-se que a disposição dos móveis pode influenciar a nossa energia. Por exemplo, é importante colocar a cama numa posição onde a pessoa possa ver a porta, mas não ser vista da porta.
Para o Feng Shui, a cama é considerada como um símbolo de descanso e rejuvenescimento e a cabeceira representa o apoio e a segurança. Diz-nos ainda que é importante que a cama esteja posicionada de modo a que a pessoa possa dormir confortavelmente, sem se sentir vulnerável.
A posição da cama em relação à porta é importante porque a porta é considerada um ponto de entrada de energia. Se a cama estiver posicionada de forma a que a pessoa possa ver a porta, ela terá uma sensação de controlo e de segurança. Pelo contrário, se a cama estiver posicionada de forma a que a pessoa possa ser vista da porta, ela pode sentir-se vulnerável.
No caso de não ser possível posicionar a cama desta forma, podemos utilizar outras técnicas, com o objetivo de harmonizar o ambiente do quarto, como seja a utilização de cores e objetos decorativos.
Aqui estão algumas dicas para colocar a cama de acordo com as regras do Feng Shui:
A cama deve estar posicionada de forma a que a pessoa possa ver a porta, mas que, a partir da porta, não seja possível ver a pessoa.
A cama deve estar numa posição que permita que a cabeceira fique encostada a uma parede. A pessoa deve sentir-se segura enquanto dorme, de modo a ter um sono descansado. Se colocarmos a cama no meio do quarto, esta segurança pode não existir.
A cama não deve estar posicionada sob uma viga ou em frente a um espelho.
Uma viga sobre a cama é considerada uma fonte de energia negativa. A viga pode representar uma sensação de pressão ou opressão.
Um espelho em frente à cama é considerado uma fonte de energia dispersa. O espelho pode refletir a energia da cama, o que pode causar problemas de sono, como insónia ou sonhos perturbadores. Além disso, o espelho também reflete a pessoa enquanto ela dorme e isto pode causar uma sensação de vulnerabilidade.
Aqui estão algumas dicas para evitar colocar a cama sob uma viga ou em frente a um espelho:
Se a sua cama estiver sob uma viga, tente movê-la para um local diferente. Se não for possível mover a cama, tente colocar uma planta ou um objeto decorativo para bloquear a viga.
Se a sua cama estiver em frente a um espelho, tente movê-la para um local diferente. Se não for possível mover a cama, tente colocar uma cortina ou um biombo para bloquear o espelho.
Como já referimos, no caso de não ser possível posicionar a cama, de modo a seguir as indicações do Feng Shui, podemos utilizar outras técnicas, com o objetivo de harmonizar o ambiente do quarto, como seja a utilização de cores e objetos decorativos.
Aqui estão algumas dicas para harmonizar o ambiente do quarto de acordo com as regras do Feng Shui:
- Escolher cores suaves e relaxantes.
- Adicionar plantas para purificar o ar e criar uma sensação de bem-estar.
- Colocar objetos decorativos que promovam o bem-estar e que sejam associados à energia que desejamos atrair.
A escolha das Cores:
As cores também podem influenciar a nossa energia. Por exemplo, as cores claras e suaves são associadas à paz e à tranquilidade, enquanto que as cores fortes e vibrantes são associadas à energia e à ação.
A utilização de Objetos Decorativos:
Os objetos decorativos também podem ser usados para harmonizar o ambiente. Por exemplo, as plantas são associadas à vida e à renovação, enquanto os cristais são associados à proteção e à cura.
Deixamos algumas dicas específicas para cada área da casa, seguindo as regras do Feng Shui:
Sala de Estar
- A sala de estar é uma área onde passamos muito tempo, por isso é importante criar um ambiente confortável e acolhedor.
- Assim, podemos adicionar plantas, flores ou outros elementos decorativos que fomentem o nosso bem-estar.
- Também podemos colocar um espelho na parede, oposta à porta de entrada, de modo a ajudar a refletir a energia positiva para o interior.
Cozinha
- É na cozinha que confecionamos os nossos alimentamos e também fazemos as nossas refeições, sendo um espaço onde passamos bastante tempo.
- Neste sentido, é importante criar um ambiente harmonioso e saudável.
- Tendo em conta este princípio, o Feng Shui aconselha a usar cores claras e suaves.
- O Feng Shui aconselha estas cores porque estão associadas à paz, à tranquilidade e à prosperidade.
- Por outro lado, também ajudam a refletir a luz natural, o que pode tornar a cozinha mais brilhante e arejada.
Aqui estão algumas dicas para escolher cores claras e suaves para a cozinha:
Considere as cores dos alimentos que cozinha, pois, as cores complementares podem criar um visual harmonioso.
Exemplos de cores claras e suaves que podem ser usadas na cozinha: Branco, Bege, Amarelo claro, Verde claro, Azul claro
Além das cores, também é importante prestar atenção à iluminação da cozinha. A iluminação natural é sempre a melhor opção, mas se não for possível, podemos aplicar luzes artificiais, LED, que sejam suaves e aconchegantes.
É importante criar um ambiente que nos inspire a preparar refeições saudáveis e saborosas.
Quarto
O quarto é um lugar onde devemos relaxar e recarregar as energias, por isso é importante criar um ambiente tranquilo e relaxante. As cores suaves conseguem transmitir este ambiente.
Também podemos colocar a imagem de um lago ou da praia, por exemplo, para representar a paz e a tranquilidade.
WC
O Feng Shui também nos dá sugestões de decoração e de bem-estar para a nossa casa de banho.
O WC é um lugar onde eliminamos as toxinas do nosso corpo, assim é importante criar um ambiente positivo e limpo. Para o conseguirmos, podemos usar cores claras e brilhantes e colocar imagens que simbolizem renovação, como seja a figura de uma flor ou de uma planta.
Espaço exterior ou interior, com jardim
Se a nossa casa tiver um jardim, esta área pode ser muito importante para relaxar e apreciar a natureza.
Segundo o Feng Shui, este espaço exterior ou interior deve ser harmonioso e equilibrado.
Para conseguirmos criar este ambiente, podemos optar por plantas de diferentes tamanhos e cores e também podemos adicionar uma fonte, a qual é associada à fluidez de energia.
O Feng Shui dá-nos estas dicas para que possamos criar um ambiente positivo e harmonioso que nos ajude a ter uma vida mais feliz e próspera.
Bem vindos a 2024!
Já tinha pensado neste tema? Se considera que é importante para si, deixe o seu comentário.
Entretanto pode seguir-nos, através destes Links e aproveitamos para indicar outros Artigos que podem ser do seu interesse.
Se Gostou, Partilhe
1 comentário